Paisagens urbanas de ficção-científica
As paisagens de rua de Tóquio iluminadas por néon ainda parecem um cenário de filme de ficção científica – e essa é uma visão da cidade dos anos 80. Desde então, Tóquio tem vindo a construir, empurrando os limites do que é possível em terrenos densamente povoados e propensos a terramotos, acrescentando estruturas cada vez mais altas e mais elegantes. Venha ver os mega malls utópicos, as arrojadas boutiques de designers dos arquitectos premiados do Japão, e a torre mais alta do mundo – Tokyo Sky Tree – uma espiral tortuosa que recorre a técnicas de construção antigas. Fica no topo de um dos arranha-céus de Tóquio e olha para a cidade à noite para a ver piscar como o painel de controlo de uma nave estelar, estendendo-se até ao horizonte.
A Cidade do Shogun
Tóquio pode estar sempre a chegar ao futuro, mas ainda se podem ver vestígios da capital do xogum na fase de kabuki, num torneio de sumo ou sob as flores de cerejeira. É uma cidade moderna construída sobre padrões antigos, e nas sombras dos arranha-céus pode encontrar barracas de madeira anacrónicas e becos tranquilos, festivais tradicionais raucosos e stands de yakitori (frango grelhado) iluminados com lanternas. Em bairros mais antigos pode comprar artesanato feito tal como tem sido durante séculos, ou vaguear pelas ruas de pedra onde a gueixa uma vez pisou.

Gastronomia
Sim, Tóquio tem mais estrelas Michelin do que qualquer outra cidade. Sim, a cozinha japonesa foi acrescentada à lista do Património Cultural Intangível da Unesco. Mas não é isso que torna a gastronomia em Tóquio uma experiência tão surpreendente. O que realmente conta é a cultura artesanal de longa data da cidade. Pode salpicar o melhor sushi da sua vida, feito por um dos lendários chefs da cidade, utilizando os ingredientes mais frescos e sazonais do mercado. Pode também gastar ¥800 numa tigela de massa feita com o mesmo cuidado e atenção exigente aos detalhes, a partir de uma receita aperfeiçoada ao longo de décadas de experiência.
Fashion & Pop Culture
Dos robôs gigantescos a alunas de pires a um certo gatinho ubíquo, a cultura pop japonesa é um fenómeno que já atingiu muito em todo o mundo. Tóquio é o laboratório de cultura pop do país, onde as novas tendências fazem crescer pernas. Venha ver os últimos olhares borbulhantes das ruas secundárias de Harajuku, as estrelas pop mais quentes projectadas nos ecrãs de vídeo gigantes em Shibuya, ou o mais recente anime e manga a voar das prateleiras em Akihabara. Gawk nas estátuas gigantes do Godzilla; compre os seus bens de personagem favoritos; ou capte alguma inspiração de estilo apenas caminhando pela rua.