Mesmo o Paulistano mais partidário – residente da cidade de São Paulo – irá falar sobre o smog, o trânsito, as calçadas desmoronadas e o fosso entre pobres e ricos.
Mas no mesmo fôlego, dir-lhe-ão que nunca viveriam em mais lado nenhum. Deixe-os guiá-lo para as suas assombrações favoritas e a razão para tal começará a desabrochar. Talvez lhe apresentem os inúmeros cinemas de arte e teatros experimentais da cidade. Se forem gourmands, concentrar-se-ão nos bistrôs e restaurantes gourmet inteligentes que fazem da cidade um refúgio gastronómico de renome mundial. Se forem cenasters, dupliquem o café expresso antes de embarcar numa digressão por bares subterrâneos e na cena do clube 24/7.
Quaisquer que sejam os prazeres que possa cobiçar, Sampa – como a cidade é conhecida – é provável já nos tenha conquistado
Esta vida cultural fértil é apoiada pela maior e mais instruída classe média do Brasil e enriquecida por literalmente centenas de grupos étnicos distintos – incluindo a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, a maior população de descendentes de italianos fora de Itália e uma comunidade árabe significativa alimentada principalmente pela imigração libanesa e síria. Há também um milhão de pessoas de origem alemã, das comunidades chinesa, arménia, lituana, grega, coreana, polaca e húngara; e, mais recentemente, um número crescente de peruanos, bolivianos, haitianos e africanos. São Paulo tem também a maior comunidade abertamente gay da América Latina.
Estima-se que 20 milhões de pessoas vivem na grande São Paulo, tornando-a a terceira maior metrópole do mundo. Para além de uma avalanche vertiginosa de museus de primeira categoria, centros culturais, teatros experimentais e cinemas, as discotecas e bares de Sampa estão entre os melhores do continente (15.000 bares fazem um inferno de rastejar nos bares) e os seus restaurantes estão entre os melhores do mundo. O seu pulso incansável e constante – um primo próximo de Nova Iorque ou Tóquio – pode provar ser tributário mesmo para o mais feroz hipster. Também pode simplesmente entregar a taxa de que necessita para descobrir uma das grandes cidades do mundo.