Viagem no tempo
Mergulhadas na história, as ricas costuras da antiguidade de Londres estão por toda a parte. Os edifícios da cidade são marcos marcantes de uma biografia única e cativante, e um grande número deles – a Torre de Londres, Abadia de Westminster, Big Ben – são pontos de referência imediatamente reconhecíveis. Há inovação mais do que suficiente (a Lasca, a extensão Tate Modern, a planeada Garden Bridge) para pôr um crepitar no ar, mas nunca afoga a narrativa secular e temperada de Londres. A grandeza arquitectónica ergue-se à sua volta no West End, restos antigos pontuam a cidade e encantadores pubs pontuam os bairros históricos, subúrbios frondosos e margens de rios. Faça a sua escolha.
Um mau dia em Londres ainda é melhor do que um bom dia em qualquer outro lugar.
Arte e Cultura
Uma incansável inovadora da arte e cultura, Londres é uma cidade de ideias e imaginação. Os londrinos foram sempre pensadores (e críticos) ferozmente independentes, mas até não há muito tempo as pessoas desconfiavam de tudo o que consideravam vanguardista. Isso pertence agora ao passado, e o meio criativo da cidade está repleto de atitude de esquerda, quer se trate de inovação teatral, arte contemporânea, música pioneira, escrita, poesia, arquitectura ou design. A alimentação é outra arena criativa que se tornou uma obsessão incansável em certos círculos.
Diversidade
Esta cidade é profundamente multicultural, com um em cada três londrinos nascidos no estrangeiro, representando 270 nacionalidades e 300 línguas. A Grã-Bretanha pode ter votado no Brexit (embora a maioria dos londrinos não o tenha feito), mas por agora Londres continua a ser uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, e a diversidade infunde vida quotidiana, comida, música e moda. Até penetra intrinsecamente nas instituições britânicas; o Museu Britânico e o Museu Victoria & Albert têm colecções tão variadas como magníficas, enquanto que os sabores do mercado secular Borough Market gerem todo o espectro gourmet global.
Um Conto de Duas Cidades
Londres tem tanto a ver com vistas largas e paisagens frondosas como com exploração urbana de alta densidade e repleta de paisagens. O centro de Londres é onde se reúnem os principais museus, galerias e a maioria dos pontos turísticos icónicos, mas visite Hampstead Heath ou o Parque Olímpico Queen Elizabeth para fugir das multidões e divertir-se em extensões verdes e abertas. Também se pode aventurar mais longe para Kew Gardens, Richmond ou Hampton Court Palace para belos panoramas da zona ribeirinha de Londres, seguidos de um quartilho num bar à beira-mar tranquilo.
- Área:
- 1,572 km²
- Elevação:
- 11 m
- População:
- 8.136 million (2011)
- Presidente:
- Sadiq Khan