No topo da História
Bismarck e Marx, Einstein e Hitler, JFK e Bowie, todos eles moldaram – e foram moldados por – Berlim, cuja história ricamente texturizada o confronta em cada curva. Esta é uma cidade que encenou uma revolução, foi sediada por nazis, bombardeada em pedaços, dividida em dois e finalmente reunida – e isso foi apenas no século XX! Passeie ao longo de restos do Muro de Berlim, maravilhe-se com o esplendor de um palácio prussiano, visite Checkpoint Charlie ou fique na mesma sala onde o Holocausto foi planeado. Berlim é como um livro de texto 3D infinitamente fascinante onde o passado está muito presente onde quer que se vá.

Paraíso das Festas
Esqueça Nova Iorque – Berlim é a cidade que verdadeiramente nunca dorme. Por vezes, parece que os berlinenses são os comedores de lótus da Alemanha, pessoas que não gostam mais do que de passar um bom bocado. O vasto espectro de festas da cidade abrange todos os gostos, orçamentos e faixas etárias. Desde pequenos clubes de porão a templos techno industriais, jardins de cerveja cobertos de castanhas, cavernas de cocktails extravagantes, cabarés atrevidos a sinfonias que agradam aos ouvidos – Berlim oferece odisseias quentes, e não só depois do anoitecer e aos fins-de-semana, mas praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Empacote a sua resistência!

Tendências Culturais
Quando se trata de criatividade, o céu é o limite em Berlim, que é uma das grandes capitais de arranque da Europa. Nos últimos 20 anos, a cidade tornou-se um gigantesco laboratório de experimentação cultural graças a um espírito que alimenta e encoraja novas ideias, assim como a um espaço outrora abundante e a um aluguer barato. Embora as duas últimas sejam definitivamente uma coisa do passado. Os melhores intérpretes internacionais continuam a agraciar os palcos de teatro, concertos e ópera de Berlim; estrelas internacionais do mundo da arte como Olafur Eliasson e Jonathan Meese fazem aqui a sua casa; e Clooney e Hanks filmam blockbusters na capital alemã. Highbrow, lowbrow e tudo o que está entre eles – há muito espaço para a gama completa da expressão cultural.

Estilo de Vida
Berlim é uma grande metrópole multicultural, mas no fundo mantém o encanto despretensioso de uma aldeia internacional. Locais e expatriados seguem o credo “viver e deixar viver” e colocam maior ênfase na liberdade pessoal e num estilo de vida criativo do que na riqueza material e símbolos de estatuto. Os cafés são bloqueados a qualquer hora, a bebida é um rito religioso e os clubes continuam a passar o fim-de-semana até segunda-feira. Em termos de tamanho, Berlim é bastante grande, mas as suas áreas chave são maravilhosamente compactas e facilmente navegáveis a pé, de bicicleta ou com transportes públicos.